Aplicação de Regeneração
Recuperação de Ácido Economiza Custos para Usinagem de Precisão
Uma oficina mecânica de precisão especializada na fabricação de STEM (Shaped Tubular Electro Machining) usada para "perfurar" furos de alta tolerância que se ajustam a perfis curvos. O buraco segue um caminho curvo e pode atingir "profundidades" de 18 polegadas (46 cm). Esse trabalho de tolerância restrita é mais um processo de "usinagem guiada" do que de perfuração real.
A oficina usa tubos especiais de titânio com um revestimento isolado para criar esses furos. ácido sulfúrico quente (15-19%, 100°F, 38°C) é bombeado através destes tubos a 75 psi (5 bar) para dissolver a liga. Uma forte corrente elétrica carrega a ponta do tubo para acelerar o processo. O tubo nunca entra em contato com a peça mantendo tolerâncias apertadas nesses orifícios curvos. As tolerâncias são verificadas por raio-x para verificar se o furo está sendo formado corretamente. A formulação ácida, a taxa de alimentação do tubo e outras variáveis são controladas com precisão para as várias ligas que estão sendo usinadas. Embora esta seja uma maneira relativamente cara de usinar peças, esta é a única maneira de fabricar algumas das peças complexas usadas em turbinas e motores a jato. Como o ácido consumiu o metal, a condutividade do ácido muda e, como tal, não pode ser reutilizada. No passado, pequenas quantidades do ácido eram neutralizadas e levadas para serem descartadas. Como o uso de ácido aumentou junto com o custo do tratamento e do descarte, tornou-se necessário instalar um sistema de filtro de membrana para recuperar o ácido. Tanto quanto 90% do ácido pode ser reutilizado utilizando isso no sistema de visão. O sistema de filtragem foi originalmente fornecido com uma bomba centrífuga de múltiplos estágios. A bomba desenvolveu imediatamente vazamentos e reparos frequentes (com vedações diferentes) mostraram-se infrutíferos. O ciclo de trabalho intermitente com longos períodos de tempo de inatividade foi fatal para a bomba de múltiplos estágios.
Frustrado, o OEM do sistema de filtros analisou a situação e sugeriu uma bomba de ácido Hydra-Cell® modelo H25EFTGTTTTB. A bomba Hastelloy e Viton XT é acionada diretamente a 1160 RPM e fornece 20 GPM (76 l./min) a uma pressão variável de 350-490 PSI (24-34 bar). A equipe da oficina mecânica confia na operação do sistema de filtragem e aumentou seu uso para maximizar a recuperação de ácidos e reduzir a quantidade de novos ácidos adquiridos. A bomba de ácido Hydra-Cell está no centro deste sistema de recuperação de ácido e pagou-se muitas vezes!
Vantagens da Bomba de Diafragma Hydra-Cell®
A natureza sem vedação das bombas de diafragma Hydra-Cell permite que líquidos carregados e sujos sejam processados sem a necessidade de filtragem fina para proteger a bomba de diafragma.
A bomba de diafragma Hydra-Cell precisa de pouca manutenção e pode operar a serviço contínuo a alta pressão.
A pulsação é baixa, portanto, os amortecedores podem não ser necessários para a maioria das bombas de diafragma Hydra-Cell®.
As bombas de diafragma Hydra-Cell® podem lidar com sólidos de até 500 mícrons ou mais. Eles podem ser bombeados sem filtração fina. Os custos do sistema são reduzidos e a manutenção é simplificada.
A maioria das bombas de diafragma na gama de bombas de diafragma Hydra-Cell® pode funcionar a qualquer pressão entre <1 bar a até pelo menos 70 bar. Alguns modelos até 170 bar.
Seu design sem vedação distingue as bombas de diafragma Hydra-Cell® de outras bombas de diafragma e é a base da sua vida útil longa - muitos dos líquidos bombeados são prejudiciais às vedações da bomba. As bombas de diafragma Hydra-Cell® são tolerantes a pequenos sólidos, resistentes a ataques químicos e corrosivos.
Economia de energia. Compactas e altamente eficientes (80-85%), as bombas abrasivas Hydra-Cell® podem ser equipadas com um motor menor do que o exigido por muitas bombas de água quente muito maiores para fluxos e pressões equivalentes.